A Artista


Mottini, Lally

Nasceu em 1948, na cidade de Buenos Aires. Filha de João Batista Mottini, desde cedo se inspirava nos trabalhos de seu pai que compunha os "150 Famosos Artistas da Escola Panamericana de Artes".

Autodidata, por assim dizer, visto que conviveu por muitos anos com seu maior "maestro". Iniciou no desenho e pintura muito cedo, arte finalizando trabalhos para seu pai que era diretor de arte e sócio de uma agência de publicidade.

Cartógrafa de formação, ilustrou mui belamente muitos mapas. Atualmente dedica-se a pintura realista e ao desenho publicitário. Nos passos do mestre e pai...

João Mottini

Mottini, João Batista (1923-1990)

Nasceu em Santana do Livramento. Iniciou muito cedo no desenho com incentivo do irmão mais velho. Em 1936, aos treze anos, o aprendizado autodidata de Mottini começou a ser notado. Em 1938 é admitido como desenhista aprendiz na equipe de arte da então poderosa Editora Globo.

Seus primeiros desenhos foram publicados no 1º Dicionário Enciclopédico
Ilustrado da Livraria do Globo. À partir daí trabalhou como funcionário da Globo ilustrando obras clássicas como Os Três Mosqueteiros, Dom Quixote, Robin Hood, Rei Arthur.

Em 1946 mudou-se para Buenos Aires, onde passou a ilustrar a revista semanal Patoruzito e
a compor os “150 Famosos Artistas da Escola Panamericana de Artes”, ao lado de Hugo Pratt,
Alberto Breccia, Alex Raymond, Guilherme Roume, Arturo Del Castillo e outros tantos gigantes
dos quadrinhos. Ele participou da chamada “Era de Ouro”, o auge da qualidade das historietas argentinas, com seus quadrinhos de aventura e faroeste.


Em 1960, como representante da Argentina, teve material selecionado e exposto até hoje no Museu do Louvre e no Museu de Washington.



De volta ao Brasil, colaborou com o aperfeiçoamento de publicações brasileiras, tornando-se editor de revistas para a CEPTA.


A cooperativa, criada pelo então governador gaúcho Leonel Brizola, aspirava o progresso dos quadrinhos nacionais e transformou o Sul em um atrativo porto para os artistas brasileiros.

Mesmo com o fim do sonho dourado da CEPTA, Mottini continuou a navegar, trabalhando também com publicidade, além de dar aulas de desenho.

Mottini submergiu em 1990, aos 67 anos.



Alguns Trabalhos do Artista João Mottini




















11 comentários:

  1. Sem dúvida,ele foi e ainda é um dos melhores desenhistas de quadrinhos de todos os tempos!

    ResponderExcluir
  2. Mottini fue uno de mis inolvidables maestros en la Escuela Panamericana de Buenos Aires.

    ResponderExcluir
  3. insubstituível, com um dom único de percepção!!!

    ResponderExcluir
  4. Sr. Simão, estou pesquisando a obra de João Mottini para um livro. Gostaria de ter algum contato seu para poder registrar qual o quadro de Mottini o senhor possui. Por favor, entre em contato comoigo pelo mail rodrigorosailustrador@gmail.com. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe a demora por responder, acabei perdendo o link, mandarei a foto para seu e-mail, desde já agradeço.

      Excluir
    2. No museu Paulo Firpo, de Dom Pedrito RS BRASIL, tem um quadro de MOTTINI, datado de 1989, ano de sua morte . É UM RETRATO de seu amigo JOSÉ CARLOS RIBEIRO HUDSON poeta pedritense . 99910 1766 wats .

      Excluir
  5. Tive a honra de conhecer e conviver com Mottini, bem como J.Barwinkell e Oscar Kern. Aprendi muito com os três.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde! Tenho um desenho com "assinatura" de Mottini. Trata-se de um gaúcho, levando a amada na garupa de um fogoso pingo. Não o encontrei entre os trabalhos do ilustrador. Mas gostaria muito de saber quanto à originalidade dessa obra.

    ResponderExcluir